Jaguar

”Ao senhor dos animais rogamos, em nome do poder solar e por todos os seres.
Ilumine nossos caminhos e guie nossas curas rumo a auto realização íntima.
Nos dê a força necessária para amar e trabalhar por nós mesmos e por nossos semelhantes e nos proteja amplamente de todo perigo que nos rodeie dentro e fora.
Pela morte de nosso mal, pela vida ascendente de nosso Real Ser e pelo amor que mantêm a humanidade rogamos e agradecemos. Que assim seja!”

Composição: Este rapé é feito com tabaco e cinza de mulateiro.
Intensidade: Moderada.
Propriedades: Força, proteção e cura.
Indicações: O jaguar é indicado para trazer força ao trabalho íntimo e pode refletir em amparo para realizar atividades materialmente em benefício da grande obra; por nós, pela humanidade ou pela natureza. Pode ser usado eficazmente também para ofícios de cura ou proteção. Comumente ainda percebemos o benefício para remoção do cansaço físico ou mental.
Contraindicações: Apenas ressaltamos que não vale a pena buscar neste experiências físicas costumeiras que temos com a aplicação de outros rapés. O rapé do jaguar age em uma esfera diferente, mais vinculado ao coração poderíamos dizer, portanto a percepção tende a ser mais sensível ao conceito dessa região média.
O jaguar foi para inúmeras culturas mesoamericanas um símbolo de força e poder, para os maias este grande felino representava uma das formas do deus do sol, capaz de combater o mal, proteger o povo e ainda trazer o estímulo da força solar em favor da vida e iluminação da consciência. Ainda hoje ele é muito estimado por diversas tradições indígenas, considerado o senhor dos animais, aquele com o mais alto grau hierárquico na floresta.
Dos grandes felinos é o que tem a mordida mais forte e detêm ainda uma habilidade única de caça; uma mordida direta no crânio com a capacidade de quebrá-lo. Isso demostra sua força e poder ímpares. Como símbolo nos inspira a precisão da eliminação do que está a ser combatido.
A onça-pintada é um animal crepuscular; nem de dia e nem a noite, ele é mais ativo no crepúsculo. Uma representação interessante de sua virtude mediadora, mantenedora e onipresente. Junto com suas cores quentes e seu comportamento imponente esta é mais uma característica que o personifica como manifestação do conceito solar divinal. Que doa a vida, a mantêm e a retira pela energia transformadora. E o senhor felino cumpre um papel fundamental de equilíbrio na natureza como um superpredador.
O jaguar mantêm um território de grandes dimensões e o protege de forma exímia, principalmente com vocalizações que realiza com seus poderosos rugidos. Nos toca por essa observação a percepção de seu talento guardião.
O senhor dos animais é muito ativo e energético, na maior parte do tempo está agindo na proteção de suas terras, na caça ou na procura de uma parceira para acasalar e sua atividade sustenta harmonicamente o equilíbrio na mata. Por isso nos indica ao trabalho, ao movimento, à percorrer nosso caminho íntimo em benefício de nosso próprio Ser e dos nossos semelhantes. Remete-nos ao amor como trilha e objetivo.
Suas manchas são consideradas figuras representativas de todo seu simbolismo solar, selos de luz.